quinta-feira, 30 de abril de 2009

"PRETO VELHO"

Neste fim de tarde, Preta, uma simples jovem, assim chamada carinhosamente pelos amigos, recebeu uma triste notícia: um amigo seu tinha falecido.Mesmo tendo medo de velórios ela decidiu prestar sua última homenagem ao amigo.
Chegando lá a primeira coisa que viu, óbivio, foi uma placa com o nome LUTO. Logo ela lembrou do preto, da dor, da tristeza. Quando entrou notou que todos estavam de preto. Então pensou­­: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­será que todos decidiram usar um pretinho básico hoje? Bem que dizem que roupa preta faz com que as pessoas aparentem mais magras.
De repente Preta começou a ouvir uma conversa de dois rapazes, que relembravam os momentos felizes juntos com o amigo, agora morto. Eles falavam de como o “Preto Velho” o apelido carinhoso de Cássio, era um amigo muito legal, inteligente, dedicado.
Mas tudo estava muito esquisito, para Preta. Desde que ela entrou naquele velório viu que o preto estava dominando. Ela já estava até com medo.
Mas logo Preta começou a pensar que talvez tivesse como fazer com que a vida de seu amigo voltasse novamente. E isso poderia ser através de um terreiro de macumba. Falam que com a macumba acabam com negócios de uns, tiram a vida de outras e algumas coisas mais. E porque não ressuscitar também? Era só eles invocarem uma entidade como o “preto velho”, por exemplo. Ai, ai, ai “preto velho” não, é melhor eu deixar essa idéia pra lá, tenho de ter respeito com meu amigo, pelo menos na hora da morte, amém, pensou Preta.
Então ela resolveu ir até a cozinha ver se arrumava um cafezinho, para se acalmar um pouco. Chegando lá começou a ouvir outra conversa. Agora eram duas tias de Cássio, aliás, “Preto Velho”. Elas comentavam como o sobrinho era dedicado aos movimentos negros em que participava. E de como ele gostava de black music, que em português é musica negra, também conhecida como música afro-brasileira. Meu Deus, o que está acontecendo comigo? O preto só pode estar me perseguindo, pensou Preta, que até desistiu de tomar o pretinho, melhor, o cafezinho.
Depois de tanta angústia Preta decidiu ir embora, mas quando chegou à sala, tudo se apagou a energia faltou e só a escuridão reinou. A única coisa que Preta viu foi o Preto, aliás, o rosto do “Preto Velho” iluminado pelas velas de seu caixão.
Preta já não agüentava mais, então decidiu ir embora de vez, ver se esclarecia um pouco à mente depois de tanta escuridão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário